quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Natal

Ontem fui ao shopping e fiquei assustada com a multidão voraz que se acotovelava pelos corredores. Aliás, tenho percebido nos últimos anos que o apetite consumista das pessoas fica incontrolável nessa época do ano. Simplesmente assustador!
Que saudade dos Natais da minha infância, quando toda a família se reunia na casa de minha avó. Ficava ansiosa para ver os primos e tios reunidos. A chegada de Mariângela e Elaine, primas, amigas e companheiras de infância, era um acontecimento. Sobretudo, porque depois do Natal elas passariam parte das férias em minha casa. E aquele cheirinho de guloseimas que vinha da cozinha? Inesquecível. A magia do Natal, pra mim, ficou ali.
Não havia ainda essa fúria consumista que vemos hoje. Comprávamos presentes sim, mas era tudo feito com a calma e a tranqüilidade daqueles fins dos anos 70.
Será que é irreversível? Nunca mais teremos aqueles Natais de nossa infância? Fica a saudade...

4 comentários:

Brazilian Attitude disse...

Lú, não deixe isso acabar. Por uns tempos, minha família passou pela mesma fase. Depois da morte dos meus avós, o povo ficou meio triste e ninguém mais fazia aquela reunião como antes. Graças a Deus, voltamos a nos reunir, com a presença de todods os 20 tios e tias e 20 primos!! Fora os agregados: maridos, esposas, vizinhos, namorados...
Você pode tomar a iniciativa e começar a atiçar o povo a voltar a se reunir.
Quanto aos presentes, resolvi fazer como quando criança: presenteio as pessoas com coisas que faço com minhas próprias mãos! Porta-retratos de EVA com fotos nossas, cestas de comidas natalinas, bijus... E minha mãe inventa as brincadeiras pra divertir a galera. Ela faz fantasias para todo mundo, sorteios, gincanas. Na última vez, ela fez uma pesquisa sobre a origem do sobrenome da família e fez um painel da nossa árvore genealógia.
Espero que vocês consigam resgatar isso. É o nosso maior bem!!

Luciana Castro disse...

Que máximo!! Adorei a idéia!! Mas na minha família, talvez não conseguíssemos concretizar esse desejo, já que muitas das figuras centrais da festa morreram. Já se foram 5 pessoas, inclusive um primo, ainda jovem.
Mas valeu a dica!! Precisamos mesmo resgatar esses momentos mágicos.
Beijo!

Anônimo disse...

Bem-vindo ao mundo adulto, egoísta e capitalista, Lu!

Anônimo disse...

Querida prima, achei esse espaço maravilhoso e muito inteligente.
Você comentando sobre nossos Natais, passou um filme em minha cabeça e confesso que as lágrimas rolaram...
Belos Natais, época da inocência, da brincadeira e que não sabíamos como a vida realmente é, dura, que afasta a gente, sem a gente querer.
Beijo!