terça-feira, 27 de novembro de 2007

Violência X Violência

Hoje, estava na ante-sala de um consultório médico, quando comecei a folhear um exemplar da revista Época, que trazia um artigo sobre o assalto sofrido pelo apresentador Luciano Huck. Discutia-se a legitimidade do desabafo público feito por Luciano na Folha de São Paulo. Fica a pergunta: Luciano tem o direito de trazer a público sua indignação por ter seu Rolex roubado? A minha opinião é que num Estado democrático todos temos liberdade de expressão, mas tenho uma sensação, que é muito particular: penso que o assalto é uma prática violenta, mas também vejo a ostentação como uma forma de violência. Não consigo ver com normalidade o fato de uma pessoa usar um relógio no valor de trinta mil reais ou de comprar um carro de cem mil reais. Pessoas ainda morrem de fome no Brasil, por mais incrível que isso possa parecer. É a nossa realidade.
O assunto é polêmico. Direito todos temos de fazermos o que bem entender com o dinheiro que é fruto de nosso trabalho. Mas será que o menino que me pediu uma uva que eu comia dentro do carro, quando parei no sinal, e que recebeu com a alegria de quem acabou de ganhar um valioso presente, não se sente agredido com o luxo e a ostentação a sua volta?
O que é violência? Será que é só cometer crimes previstos no Código Penal? Ou a omissão e a ostentação também são atitudes violentas que cometemos todos os dias, sem, na maioria das vezes, nos darmos conta disso?

3 comentários:

Anônimo disse...

Concordo plenamente com seu ponto de vista em relação ao roubo do Luciano Huck, e acho que não podemos julgá-lo por ter um poder aquisitivo elevado e um senso humanitário não tão elevado assim, rs.
Beijos !
Taís

Unknown disse...

Se partirmos do pressuposto de uma democracia utópica, temos a certeza de q td o q foi dito é verdade... porém, se partirmos de outra perspectiva de q a democracia verdadeira existe, também teriamos esta certeza, pois os valores defendidos por uma suposta democracia com certeza seriam os valores da igualdade... rsrsr beijos luciana. ALEXANDRE.

Brazilian Attitude disse...

Tive exatamente a mesma impressão quando li o manifesto do seu xará. Acho mesmo a ostentação um ato de violência!

beijocas e parabéns pelo blog. Está maravilhoso!
Angelie.